A luz tem o poder de transformar ambientes. Ela é responsável pela percepção e a sensação que se tem em um espaço. Ao definir a iluminação de um projeto é preciso levar em conta a proposta do ambiente e considerar que, apenas com luzes diferentes, ele pode ganhar ares completamente diferentes.

Nossa principal dica para acertar na hora de iluminar sua casa é: não deixe de investir em produtos de qualidade! É muito importante se atentar para o material da luminária a fim de garantir uma combinação perfeita no ambiente. Elas ajudam pessoas no home office e iluminam os momentos mais especiais em família. Por isso, não abra mão de excelência, qualidade, design e originalidade.

A escolha de luminárias com design original se torna relevante, pois além de cumprir muito bem o papel de iluminar, elas têm alta qualidade, durabilidade e são atemporais, podendo ser incorporadas nos projetos como um ponto de destaque.

A iluminação é muito importante para o design de interiores, pois através dela é possível ressaltar detalhes, tornar o local mais minimalista, tornar mais aconchegante e realizar muito mais combinações entre espaço e luz. Veja algumas dicas para acertar na escolha dos melhores tipos de iluminação para cada ambiente:

Confira os tipos de iluminação residencial 

 

Iluminação geral

Uma luz única em todos os ambientes. Não existe alternância de luz quente ou fria. Móveis e outros objetos também não ganham destaque. O efeito é de naturalidade e claridade nesse tipo de iluminação residencial.

Iluminação direta dirigida

Nesse caso, a iluminação é usada para destacar algum aspecto. Além disso, o efeito predomina em uma direção. É usada principalmente em mesas e na direção de objetos que merecem destaque.

Iluminação difusa

Luminárias com vidro ou acrílico geram a iluminação difusa. Esse tipo se caracteriza por espalhar a luz nos cômodos, de um jeito mais suave e uniforme.

Iluminação indireta

A lâmpada fica escondida atrás de um bloqueador. Ao bater no bloqueio, a iluminação reflete em partes como teto e paredes.

Melhores opções de iluminação residencial por cômodo

Iluminação para quarto

A iluminação no quarto deve começar com luz solar. À noite, é preciso iluminação artificial, preferencialmente algo leve e mais agradável. Uma luz central, iluminando de cima para baixo, é fundamental. Luminárias coloridas na cabeceira da cama proporcionam iluminação amena e são ideais para uma leitura antes de dormir.

Iluminação para banheiro

Você pode personalizar bastante, não importa o tamanho do banheiro. Além da iluminação central, use intensidades diferentes para destacar detalhes. Se tiver banheira, por exemplo, use luzes indiretas e pouco intensas. Perto do espelho, é interessante uma luz complementar.

Iluminação para sala

A iluminação residencial para sala deve incluir uma luz geral. Ao destacar objetos com luminárias direcionais, use opções com alcance reduzido. Escolha bem o item a se destacar para não gerar reflexos.

Iluminação para cozinha

A cozinha tem que ser clara e difusa. As lâmpadas de cor branca, mais intensas, geralmente têm preferência. O objetivo é deixar as bancadas de trabalho bem iluminadas. Por isso, acrescente pontos de luz.

Iluminação para home office

Se você está trabalhando de casa, é importante organizar a iluminação do seu home office. Quem passa muito tempo trabalhando no computador, precisa cuidar da luz e da ergonomia. Caso contrário, malefícios à saúde podem surgir. 

O ambiente home office deve ser iluminado para ajudar na produtividade. Na ausência de luz natural, opte por luminárias de mesa, como Luminária Tone Personal, da Herman Miller. Com elas você define a intensidade ideal de luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *