O aço inoxidável é uma liga à base de ferro que contém pelo menos 11,5% de cromo, o que a torna resistente à oxidação atmosférica, à corrosão química e ao aquecimento.
O aço inoxidável trouxe mudanças significativas para inúmeros setores de nossa sociedade. Composto de ferro, carbono, níquel e cromo, a liga de aço inox oferece grande resistência ao calor e à corrosão.
Dependendo de cada aplicação, o aço inoxidável pode ter outros elementos, que trazem melhorias significativas às suas características, como o titânio, o nióbio, o cobalto, o boro, o nitrogênio, o molibdênio e o silício, por exemplo.
Ao contrário do aço comum, que sofre os efeitos da oxidação, ou ferrugem, o aço inoxidável é uma liga que apresenta grande resistência à corrosão, principalmente pela presença do cromo que, a depender da quantidade, forma uma película protetora sobre o material que o torna impermeável.
Ao mesmo tempo, quando se adiciona níquel ao aço inoxidável, ele se apresenta com maior ductilidade, ou seja, pode ser mais facilmente trabalhado, ao mesmo tempo que apresenta maior resistência geral, principalmente com relação a altas temperaturas.
De acordo com a estatística mensal da Aço Brasil, o Brasil ocupa a nona posição no ranking dos países que mais produzem aço no planeta e o primeiro no ranking latino-americano.
A exportação desse tipo de liga metálica em janeiro de 2022 foi de 4.932 toneladas. O aço inoxidável é de extrema importância para indústrias de todo o globo e por isso movimenta o mercado tanto na importação quanto na exportação.
Conheça os tipos de aço inoxidável
Encontramos atualmente inúmeros tipos de aço inoxidável e cada um serve para uso determinado. Assim, o aço inox está presente nas cozinhas industriais, nas indústrias alimentícias, no segmento de cutelaria, em aparelhos domésticos, em decoração e projetos de urbanização, em corrimões de escadas, em móveis e peças para automóveis, em equipamentos náuticos e na construção civil.
A utilização do aço inoxidável para a fabricação de todos os produtos é determinada pelas qualidades de sua liga. Em todos os seus usos, no entanto, o aço inox oferece diversas vantagens:
- É resistente à corrosão;
- Oferece maior facilidade de limpeza;
- Possui aparência mais higiênica;
- É um material de baixo custo de manutenção;
- Oferece resistência à variação de temperatura;
- É um material totalmente reciclável.
O aço inox no processo industrial
Quando usado em processos industriais que se utilizem de aquecimento ou resfriamento de suas matérias primas, o aço inox não apresenta reações e nem alterações em seu estado original. Ainda assim, alguns alimentos contêm em suas composições ácidos que podem causar microscópicas fissuras dificultando, em raros casos o processo de limpeza, por essa razão, a manutenção diária é tão necessária.
Essa estabilidade química quase não é encontrada em outros materiais, por isso o aço inox é tão utilizado em linhas de produção de alimentos e hospitais, por prevenir e erradicar qualquer tipo de contaminação da matéria-prima.